José Martí - pelos caminhos da vida nova, Editora Insular

R$42,00

José Martí - pelos caminhos da vida nova
[15 X 21 cm]

José Martí -  pelos caminhos da vida nova
Autor: Carlos Rodríguez Almaguer
Tradução de: Rodriggo Leopoldino Cavalcanti I

ISBN: 978-85-7474-789-7
Páginas: 184
Peso: 280g
Ano: 2014
Insular Livros
Capa e projeto gráfico: Valmor Fritsche
Ilustração da capa: Antonio Guerrero - www.guerreroart.com

Nesse livro sensibilizamo-nos com as ideias de José Martí, o grande apóstolo da revolução cubana. Um homem capaz de inspirar gerações de homens e mulheres de Cuba a lutarem por melhores caminhos para si e para a humanidade pela magnitude e força de seu exemplo. Líder intelectual, moral e espiritual de um projeto de humanização ainda pouco conhecido pelos brasileiros. Apresentação

Em janeiro de 2013, durante nossa participação na XX Brigada Sul-Americana de Solidariedade a Cuba e pelas mãos generosas de companheiros da Associação Cultural José Martí de Santa Catarina, tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto as dimensões econômicas, culturais, políticas e educacionais dos irmãos cubanos.
Em meio a intensa e educativa agenda de atividades, foram-nos expostas as diversas formas como estão sendo conduzidas as necessárias reformas estruturais do Estado cubano para continuar resistindo aos mais de 50 anos de embargo econômico a que injustamente vem sendo submetida aquela nação.
Nessa rica experiência, sensibilizamo-nos com as ideias de José Martí, o grande apóstolo da revolução cubana. Um homem capaz de inspirar gerações de homens e mulheres de Cuba a lutarem por melhores caminhos para si e para a humanidade pela magnitude e força de seu exemplo. Líder intelectual, moral e espiritual de um projeto de humanização ainda pouco conhecido pelos brasileiros.

Em Cuba, também iniciamos o desenho de um projeto para intensificar a divulgação de sua obra no Brasil mediante ações capazes de articular os movimentos sociais e as instâncias acadêmicas progressistas da Universidade Federal de Santa Catarina e de outras universidades brasileiras com as lutas dos trabalhadores de nosso país por meio de estudos sistemáticos da obra de José Martí.
A primeira ação desencadeou-se ainda em Cuba quando da aquisição dos quatro primeiros livros da coleção de suas obras completas, cuja intenção, ao dividi-los entre nós para serem lidos e estudados em nossos coletivos de atuação no Brasil, é promover, em encontros posteriores, a socialização das opiniões sobre as leituras realizadas.
Uma segunda ação ocorreu por conta da audiência do professor Mauri Antonio da Silva com o professor Héctor Hernández Pardo, subdiretor do Centro de Estudos Martianos da Universidade de Havana-Cuba, pautada sobre a concessão de autorização para traduzir para o português o livro de José Marti Las entrañas del monstruo, importante obra que retrata o período de sua permanência nos Estados Unidos no início do século XIX. Nela, Martí já antevia, com muita precisão, não só o potencial tecnológico daquele país como também a ambição desmedida de seus líderes em dominar e explorar outras nações.
A terceira ação que empreendemos em Cuba foi o convite feito ao professor Carlos Rodriguez Almaguer para participar de um evento a ser realizado no Brasil e também solicitar sua autorização para traduzir para o português o livro de sua autoria Por lós caminos da la vida nueva em que discorre sobre a vida e os caminhos percorridos por Martí. Carlos Almaguer prontamente mostrou-se receptivo a nosso convite e já naquele momento também autorizou sua edição para a língua portuguesa.

De volta ao Brasil, focados em nosso objetivo comum de ampliar a divulgação da obra de José Martí no Brasil, mantivemos reuniões preliminares com o secretário de assuntos internacionais da UFSC, professor Dr. Carlos Pinheiro, com a pró-reitora de Administração da UFSC, professora Dra. Beatriz Paiva, com o vice-presidente da Associação Cultural José Martí, Edison Puente, com pesquisadores do IELA – Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC e do Vitral Latino-Americano de Educação Física, Esportes e Saúde da UFSC e, posteriormente, ampliamos esse projeto com a incorporação de Thais Helena Lippel, também integrante da Associação Cultural José Martí, e da professora Adriana D’agostini.
Pensando em realizar uma atividade acadêmica que desse inicio a estudos mais sistematizados sobre a obra de José Martí, acordamos que faríamos da IV Semana Paulo Freire da UFSC, idealizada pela professora Maristela Fantin e seu grupo de pesquisa, o início da caminhada para a democratização em nosso país das teses do pensamento pedagógico latino-americano e, de forma especial, nela trataríamos da obra de José Martí, pro- movendo durante esse evento o lançamento do livro de Carlos Almaguer como marco simbólico dessa nova caminhada.
Simbólico porque, muito mais do que uma tradução para a língua portuguesa, representa sobretudo a síntese do esforço coletivo de muitas mãos, unidas pelo ideal de dar voz aos elevados pensamentos ideários do grande líder político, espiritual e humanitário José Martí, apresentado de forma amorosa e original por Carlos Almaguer aos jovens e educadores de Cuba e neste momento também para os do Brasil.
Nossos especiais agradecimentos: a Rodriggo Leopoldino, seu tradutor, pela presteza e solicitude em atender à divulgação do sensível pensamento socialista cubano representado pela vida e obra de José Martí; à Heloisa Duarte Roig por sua generosa disposição em realizar a primeira revisão do livro; e a Nelson Rolim de Moura e aos funcionários da Editora Insular de Florianópolis pela atenção e paciência em propiciar a editoração dessa brilhante e simbólica obra.
Nossos agradecimentos estendem-se também a todos que, de todas as formas, tornaram possível a realização deste trabalho. Temos a dizer, por fim, que é com muito orgulho e alegria que entregamos hoje, também aos leitores brasileiros, essa bela obra sobre José Martí.

Mauri Silva e Paulo Capela

"A servir modestamente aos homens me preparo; a andar, com o livro ao ombro, pelos caminhos da vida nova; a auxiliar, como soldado humilde, todo brioso e honrado propósito; e a morrer da mão da liberdade, pobre e ferozmente."
José Martí

Comentários

Categorias
Administração (29)
Administração Universitária (11)
Agronomia (6)
América Latina (46)
Anarquismo (8)
Antropologia (13)
Automotivação (23)
Avaliação Universitária (16)
Biblioteconomia / Ciência da Informação (5)
Biografia (67)
Biologia (5)
Ciências Sociais-> (71)
Cinema (2)
Coleção Debate Social (2)
Coleção Jornalismo Audiovisual (5)
Coleção Jornalismo e Acontecimento (4)
Coleção Jung sai pra rua (2)
Coleção Linguística (5)
Coleção Pátria Grande (6)
Coleção Pedrinho (3)
Coleção Pensadores da Pátria Grande (4)
Coleção Segurança Pública (2)
Comunicação / Jornalismo (159)
Contestado (11)
Contos (26)
Crônica (26)
Cultura (6)
Desenvolvimento Regional (3)
Direito-> (58)
Ecologia / Meio Ambiente (32)
Economia (26)
Educação (94)
Enfermagem (3)
Engenharia / Arquitetura-> (13)
Espiritualismo (13)
Esporte (10)
Estudos Culturais (8)
Estudos em Jornalismo e Mídia (9)
Ficção Cientifíca (5)
Filosofia (9)
Florianópolis / Santa Catarina (61)
Futebol (8)
Geografia (23)
Gerenciamento (3)
História (139)
Humor (3)
Infantojuvenil (10)
Jornalismo (1)
Linguística (32)
Literatura (109)
Matemática (3)
Neurolinguística (1)
Nutrição (6)
Permacultura (1)
Poesia (58)
Política (47)
Psicologia (11)
Radiotividade (2)
Relações Internacionais (12)
Religiosidades (15)
Romance (36)
Saúde (23)
Segunda Guerra Mundial (6)
Segurança Pública (10)
Série Comunicação Audiovisual (2)
Série Construindo a Tradução (2)
Série Estudos Culturais (5)
Série Estudos de Língua de Sinais (3)
Série Jornalismo a Rigor (12)
Série Jornalismo e Sociedade (3)
Série Tecnologia Social (3)
Serviço Social (4)
Sociologia-> (37)
Teoria da Decisão (1)
Transporte (4)
Urbanismo (5)
VESTIBULAR-> (7)
Pesquisa rápida
 
Utilize palavras chave para pesquisar livros.
Pesquisa avançada
Compartilhar o livro