Polícia Militar de Santa Catarina, Editora Insular

R$30,00

Polícia Militar de Santa Catarina
[14 x 21]

Polícia Militar de Santa Catarina
O “Caso dos Treze” e outras histórias

Autor: Edmundo José de Bastos Junior

ISBN: 978-85-7474-555-8

Páginas: 256 ilustradas

Peso:400g

Ano: 2011

Este é um livro de um autor que tem se dedicado, entre outras tantas atividades, a resgatar a história e a memória da Polícia Militar de Santa Catarina. E nesta obra, seus escritos transcendem, desvendam mistérios e aquilo que parece indiscutível e que muitas vezes o tempo implacável quer sepultar, tornando-os de amplo interesse não apenas ao meio militar como o título pode sugerir. Nesta obra, Edmundo José de Bastos Junior transita entre a história e a crônica, mostrando-nos a perniciosa influência da política partidária na vida interna da corporação, especialmente na disciplina militar, as relações de comando, o acontecimento inusitado, o equívoco histórico, o trágico que acompanha os policiais militares, as injustiças, o altruísmo da corporação e personalidades históricas da PM catarinense. Arrematando seu livro e conferindo-lhe derradeiro significado social, além de tecer considerações sobre o papel da polícia na sociedade e a organização policial, o autor ao retratar fatos e situações do passado do Rio de Janeiro evidencia como era previsível, portanto evitável, o que ora acontece na capital fluminense e, naturalmente, em todo o país.

Este é um livro de muitas histórias. Começa com o “Caso dos Treze”, quando o governador, em 1954, anula o ato de expulsão de um sargento da Polícia Militar de Santa Catarina, provocando protestos de um grupo de oficiais e a prisão disciplinar desses militares deflagrou a maior crise até então vivida pela corporação.
Prossegue com “Cosme sem Damião”, desvendando o misterioso autor de uma série de artigos sobre a PM publicados no jornal O Estado, de 1957 a 1960, carregados de ironia e humor com graves críticas ao governo estadual e ao comando geral, que provocavam polêmica e irritavam as autoridades.
Noutro momento o autor esclarece a inexplicável demissão “por motivo de ordem moral”, em 1953, do comandante da PM coronel João Cândido Alves Marinho. Também nos rememora o choque entre dois aviões da Esquadrilha da Fumaça, em 1961, durante festividade da PM em Florianópolis. Um piloto morreu. Aqui o depoimento do sobrevivente, hoje major-brigadeiro da reserva da FAB, e uma incrível foto tirada por um fotógrafo amador fração de segundo antes do acidente.
Outro assunto é o equívoco histórico relacionado ao tenente do Exército Braziliano Alves do Nascimento e seu fuzilamento durante a Revolução Federalista (1893-1894). Porém, “não escapou ao braço da vingança” e, depois, foi barbaramente assassinado.
Muitos policiais militares perdem a vida em serviço e o autor registra dois desses episódios: um em Lages, em1964, e outro em Santa Cecília, em 1970.
Ainda a história do pioneiro da aviação na PM catarinense.
Dois casos ocorridos na década de 1970, em que simples transgressões disciplinares originaram processos na Justiça Militar e pena criminal aos seus autores.
Finalmente pequenas biografias de três ilustres oficiais da corporação: os coronéis Cantídio Quintino Régis, Rui Stockler de Souza e Theseu Domingos Muniz.
Em apêndice, dois discursos pronunciados pelo autor sobre o papel da polícia na sociedade e a organização policial, com referências a fatos e situações do passado que mostram como era previsível, portanto evitável, o que hoje acontece no Rio de Janeiro.

Nascido em Paranaguá, no Paraná, em 29/5/1933, Edmundo José de Bastos Junior fez os estudos primário e ginasial em Joinville, Santa Catarina. Ingressou na PMSC em 23/2/1950, aprovado em 1º lugar no exame de admissão para o Curso de Formação de Oficiais. Primeiro colocado e orador de sua turma, foi promovido a 2º tenente em 29/11/1952. Entre as funções que exerceu durante a carreira, destaca-se a de chefe da Casa Militar dos governadores Celso Ramos e Ivo Silveira. Em 5/6/1968, ao ser promovido a coronel, poucos dias depois de ter completado 35 anos de idade, tornou-se o oficial mais jovem a atingir o posto máximo na história da corporação. Pouco tempo depois foi nomeado, por concurso, para o cargo de juiz auditor da Justiça Militar do estado. Bacharel e mestre em Direito pela UFSC, lecionou Direito Penal na instituição por largo tempo. Foi, também, professor da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina e da Escola Superior da Magistratura Federal de nosso estado. É autor do livro Código Penal em Exemplos Práticos – Parte Geral (OAB/SC Editora), com várias edições. Presidiu o Conselho Penitenciário do estado, de 1990 a 1995. Foi, sucessivamente, aluno, professor, diretor de cursos e presidente do Instituto Brasil−Estados Unidos de Florianópolis. É portador de certificado de proficiência em inglês expedido pela Universidade de Michigan, EUA.
Nunca se afastou da Polícia Militar, em cujos cursos de formação e pós-graduação de oficiais lecionou por cerca de 40 anos. Pesquisou a história da corporação, sobre a qual publicou os seguintes livros: No Tempo do Coronel Lopes ... (FCC, 1983), Polícia Militar de Santa Catarina – Um pouco de História e algumas histórias (PMSC, 1985), Coronel Lara Ribas, PMSC – O Homem, a Carreira, o Símbolo (PMSC, 1990), O Milagre do Coronel Trogílio (Garapuvu, 1998), Diário de Campanha do capitão Osmar Romão da Silva – Revolução de 1932 – Notas Explicativas (CBVOPMSC, 1998) e Polícia Militar de Santa Catarina – História e histórias (Garapuvu, 2005).
Em 1997, foi agraciado com a Medalha do Mérito Coronel Pedro Lopes Vieira, por relevantes serviços prestados à Polícia Militar do estado.

Comentários

Categorias
Administração (29)
Administração Universitária (11)
Agronomia (6)
América Latina (46)
Anarquismo (8)
Antropologia (13)
Automotivação (23)
Avaliação Universitária (16)
Biblioteconomia / Ciência da Informação (5)
Biografia (67)
Biologia (5)
Ciências Sociais-> (71)
Cinema (2)
Coleção Debate Social (2)
Coleção Jornalismo Audiovisual (5)
Coleção Jornalismo e Acontecimento (4)
Coleção Jung sai pra rua (2)
Coleção Linguística (5)
Coleção Pátria Grande (6)
Coleção Pedrinho (3)
Coleção Pensadores da Pátria Grande (4)
Coleção Segurança Pública (2)
Comunicação / Jornalismo (159)
Contestado (11)
Contos (26)
Crônica (26)
Cultura (6)
Desenvolvimento Regional (3)
Direito-> (58)
Ecologia / Meio Ambiente (32)
Economia (26)
Educação (94)
Enfermagem (3)
Engenharia / Arquitetura-> (13)
Espiritualismo (13)
Esporte (10)
Estudos Culturais (8)
Estudos em Jornalismo e Mídia (9)
Ficção Cientifíca (5)
Filosofia (9)
Florianópolis / Santa Catarina (61)
Futebol (8)
Geografia (23)
Gerenciamento (3)
História (139)
Humor (3)
Infantojuvenil (10)
Jornalismo (1)
Linguística (32)
Literatura (109)
Matemática (3)
Neurolinguística (1)
Nutrição (6)
Permacultura (1)
Poesia (58)
Política (47)
Psicologia (11)
Radiotividade (2)
Relações Internacionais (12)
Religiosidades (15)
Romance (36)
Saúde (23)
Segunda Guerra Mundial (6)
Segurança Pública (10)
Série Comunicação Audiovisual (2)
Série Construindo a Tradução (2)
Série Estudos Culturais (5)
Série Estudos de Língua de Sinais (3)
Série Jornalismo a Rigor (12)
Série Jornalismo e Sociedade (3)
Série Tecnologia Social (3)
Serviço Social (4)
Sociologia-> (37)
Teoria da Decisão (1)
Transporte (4)
Urbanismo (5)
VESTIBULAR-> (7)
Pesquisa rápida
 
Utilize palavras chave para pesquisar livros.
Pesquisa avançada
Compartilhar o livro