Drogas e a governamentalidade Neoliberal - Uma genealogia da redução de danos, Editora Insular

R$76,00

Drogas e a governamentalidade Neoliberal - Uma genealogia da redução de danos
[16 x 23cm]

Drogas e a governamentalidade Neoliberal - Uma genealogia da redução de danos
Autor: Pablo Ornelas Rosa

ISBN: 978-85-7474-791-0
Páginas: 432 il.
Peso: 600g
Ano: 2014

Há muitos anos o autor deste livro trabalha com movimentos sociais institucionalizados e políticas públicas da saúde, educação e segurança pública. Mais recentemente, passou a pesquisar sobre drogas e políticas de redução de danos e seus desdobramentos. Agora, nesta publicação, analisa politicamente o controle das drogas ao longo da história, organizando a temática em cinco capítulos principais – Política, Biopolítica, Saúde, Segurança e Controle −, para logo expor como as tecnologias de poder atuam sobre a circulação das drogas nas atuais sociedades de controle, governamentalizando e disciplinando os consumidores de drogas lícitas e ilícitas, além de funcionários do Estado e vários segmentos sociais.
Sob o amparo de fundamentos jurídicos e médicos, a racionalidade neoliberal transformou usuários em capital humano e, portanto, em sujeitos produtivos para a sociedade, viabilizando a captação de recursos privados e públicos para bancar seus projetos de intervenção e ganhos financeiros.
Segundo o autor, “esta constante busca pelo controle das condutas dos indivíduos que se encontram em uma suposta condição de ‘vulnerabilidade’ tem sido capitaneada pelas mais distintas espécies de ‘Messias’, tais como os pastores, os sacerdotes, os líderes comunitários, os governantes e, sobretudo, os representantes de Organizações Não Governamentais, que objetivam, principalmente, a manutenção e a garantia de seus empregos intensificando sua incidência sobre os indivíduos por meio da governamentalidade neoliberal”.

A produção, o comércio e o consumo de drogas estão em debate em nosso país. Essa publicação subverte essa discussão, rompendo com os discursos dominantes de poderes que controlam as condutas dos indivíduos, ao questionar quais seriam as políticas mais adequadas para tratar questão tão polêmica na atualidade. A repressão às drogas se intensificou e surgiram posições mais progressistas em relação à descriminalização, legalização e sua regulamentação. Porém, certos poderes atuam no controle às drogas não apenas de um ponto de vista farmacológico, neurobiológico, físico, químico, médico etc., mas por meio de posicionamentos políticos. São dispositivos de poder que cercam os indivíduos por meio das verdades produzidas pela saúde e pela segurança pública incidindo no controle sobre as drogas através das políticas de redução de danos, que ainda reproduzem o poder do Estado de disciplinar e controlar os usuários de substâncias consideradas ilícitas.

Pablo Ornelas Rosa é Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Mestre em Sociologia Política e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina − UFSC. Atualmente desenvolve estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS na Universidade Federal do Paraná – UFPR e é professor dos Programas de Mestrado em Sociologia Política e em Segurança Pública da Universidade Vila Velha – UVV. Sua produção trata de assuntos como juventudes, criminalidades, drogas, segurança pública, políticas públicas em saúde, governamentalidades, biopoder, biopolítica, racionalidade neoliberal, elites econômicas e anarquimos. É autor de Rock Underground: Uma Etnografia do Rock Alternativo (Radical Livros, 2007), Juventude Criminalizada (Editora Insular, 2010), organizou com Rosângela de Sena e Silva Juventude, Ativismo e Redução de Danos (Editora Casa / Ministério da Saúde, 2010) e escreveu com Rodrigo Guidini Sonni Sociologia Política (Editora IFPR, 2013).

Juventude Criminalizada 2ª edição (2013)


Comentários
Categorias
Administração (29)
Administração Universitária (11)
Agronomia (6)
América Latina (46)
Anarquismo (8)
Antropologia (13)
Automotivação (23)
Avaliação Universitária (16)
Biblioteconomia / Ciência da Informação (5)
Biografia (67)
Biologia (5)
Ciências Sociais-> (71)
Cinema (2)
Coleção Debate Social (2)
Coleção Jornalismo Audiovisual (5)
Coleção Jornalismo e Acontecimento (4)
Coleção Jung sai pra rua (2)
Coleção Linguística (5)
Coleção Pátria Grande (6)
Coleção Pedrinho (3)
Coleção Pensadores da Pátria Grande (4)
Coleção Segurança Pública (2)
Comunicação / Jornalismo (159)
Contestado (11)
Contos (26)
Crônica (26)
Cultura (6)
Desenvolvimento Regional (3)
Direito-> (58)
Ecologia / Meio Ambiente (32)
Economia (26)
Educação (94)
Enfermagem (3)
Engenharia / Arquitetura-> (13)
Espiritualismo (13)
Esporte (10)
Estudos Culturais (8)
Estudos em Jornalismo e Mídia (9)
Ficção Cientifíca (5)
Filosofia (9)
Florianópolis / Santa Catarina (61)
Futebol (8)
Geografia (23)
Gerenciamento (3)
História (139)
Humor (3)
Infantojuvenil (10)
Jornalismo (1)
Linguística (32)
Literatura (109)
Matemática (3)
Neurolinguística (1)
Nutrição (6)
Permacultura (1)
Poesia (58)
Política (47)
Psicologia (11)
Radiotividade (2)
Relações Internacionais (12)
Religiosidades (15)
Romance (36)
Saúde (23)
Segunda Guerra Mundial (6)
Segurança Pública (10)
Série Comunicação Audiovisual (2)
Série Construindo a Tradução (2)
Série Estudos Culturais (5)
Série Estudos de Língua de Sinais (3)
Série Jornalismo a Rigor (12)
Série Jornalismo e Sociedade (3)
Série Tecnologia Social (3)
Serviço Social (4)
Sociologia-> (37)
Teoria da Decisão (1)
Transporte (4)
Urbanismo (5)
VESTIBULAR-> (7)
Pesquisa rápida
 
Utilize palavras chave para pesquisar livros.
Pesquisa avançada
Compartilhar o livro