Direitos Humanos em Kant e Habermas<p> <font color="red"><RED>INDISPONÍVEL </RED></font><p>, Editora Insular

R$39,00

Direitos Humanos em Kant e Habermas

INDISPONÍVEL


[15,00 x 21,0]

Direitos Humanos em Kant e Habermas<p> <font color=\"red\"><RED>INDISPONÍVEL </RED></font><p>
Autora: Milene Consenso Tonetto

ISBN: 978-85-7474-505-3
Páginas: 248
Peso: 350g
Ano: 2010

Os intérpretes da filosofia do direito de Kant podem ser divididos entre aqueles que defendem que o tratamento do direito em Kant se constitui em parte de sua doutrina moral e aqueles que desvinculam o tratamento do direito da moral.
O texto de Tonetto, resultante de seus estudos durante o mestrado e o doutorado na UFSC, trata da fundamentação dos direitos humanos em Kant. Ela se filia à corrente que sustenta tratar-se de uma fundamentação moral. Nesse sentido, o texto explora a afirmação kantiana segundo a qual só há um direito inato. A autora apresenta como um conjunto maior de direitos pode ser extraído desse único direito. Ademais, busca conciliar a afirmação kantiana anterior com outras afirmações de que haveria mais direitos inatos, como a igualdade e a comunicação dos próprios pensamentos. Ela é bem sucedida em escrutinar como tais viéses podem ser conciliados.
Além de um tratamento rigoroso dos textos kantianos, a autora é minuciosa e exaustiva na análise dos comentadores sobre a matéria. Ela incorpora os estudos sobre o seu assunto de pesquisa, seja para corroborar sua própria tese, seja para criticar os que têm argumentos diferentes.
Pode-se afirmar, com toda certeza, que o presente estudo se contitui em um marco importante para as pesquisas referentes à filosofia do direito de Kant, sendo pioneiro e inovador. De fato, o Brasil carece de pesquisas sistemáticas sobre a matéria. Nesse sentido, Tonetto apresenta um livro de fôlego e isso em um contexto em que o conhecimento se verte principalmente em artigos não sistemáticos. Não obstante a importância da escritura de artigos para área de Filosofia, ainda se constata a falta de estudos sistemáticos e profundos, como o que agora é publicado.
Delamar José Volpato Dutra

Este é um livro sobre a fundamentação do direito na filosofia de Immanuel Kant e na de Jürgen Habermas. No caso de Kant, defende-se que a fundamentação do direito se dá a partir do único direito originário que o ser humano possui, a saber, o direito inato à liberdade. Por isso, ele deriva o princípio analítico do direito da moralidade, mas não diretamente do Imperativo Categórico que é sintético a priori e sim de um direito humano inato: o direito à liberdade. Desse modo, o princípio universal do direito estabelecerá que a ação justa é aquela que pode coexistir com a liberdade de todos. Destaca-se aqui o papel de um direito humano na fundamentação do direito kantiano. Além disso, argumenta-se que todo o sistema de direitos kantiano é derivado do direito inato à liberdade. A partir desse direito podem ser derivados analiticamente outros direitos também considerados “inatos”, por exemplo, o direito “inato” à igualdade etc. e também os direitos de propriedade e os direitos políticos que são direitos adquiridos. Defende-se que o estabelecimento do Estado está baseado no direito inato à liberdade. Será argumentado que os três princípios que fundamentam o Estado, a saber, liberdade legal, igualdade e auto-suficiência se seguem do direito inato à liberdade. A filosofia do direito de Kant influenciou o pensamento de filósofos contemporâneos como Jürgen Habermas, Ronald Dworkin, John Rawls etc. Habermas, por exemplo, considera o conceito kantiano de legalidade proveitoso para a sua teoria, mas faz também críticas ao modo kantiano de conceber a relação entre direito e moral. Acusa Kant de submeter o direito à moral num sentido de hierarquização das normas. Essa ideia, diz Habermas, faz parte do mundo pré-moderno do direito. A moral autônoma e o direito positivo, que depende de fundamentação, encontram-se numa relação recíproca. Outro objetivo deste livro passa a ser o de analisar a pertinência dessa crítica à teoria kantiana. São as ideias de direitos humanos e de soberania popular que podem justificar o direito moderno. Por isso, a reconstrução do sistema de direitos fundamentais de Habermas leva em conta esses princípios. A partir do exposto, o livro aborda o papel dos direitos humanos na fundamentação do direito e do sistema de direitos em Kant e em Habermas.

Comentários

Clientes que compraram este livro também adquiriram
ELEMENTOS DE SOCIOLOGIA DO DIREITO EM MAX WEBER
ELEMENTOS DE SOCIOLOGIA DO DIREITO EM MAX WEBER
Categorias
Administração (29)
Administração Universitária (11)
Agronomia (6)
América Latina (46)
Anarquismo (8)
Antropologia (13)
Automotivação (23)
Avaliação Universitária (16)
Biblioteconomia / Ciência da Informação (5)
Biografia (67)
Biologia (5)
Ciências Sociais-> (71)
Cinema (2)
Coleção Debate Social (2)
Coleção Jornalismo Audiovisual (5)
Coleção Jornalismo e Acontecimento (4)
Coleção Jung sai pra rua (2)
Coleção Linguística (5)
Coleção Pátria Grande (6)
Coleção Pedrinho (3)
Coleção Pensadores da Pátria Grande (4)
Coleção Segurança Pública (2)
Comunicação / Jornalismo (156)
Contestado (11)
Contos (26)
Crônica (26)
Cultura (6)
Desenvolvimento Regional (3)
Direito-> (58)
Ecologia / Meio Ambiente (32)
Economia (26)
Educação (94)
Enfermagem (3)
Engenharia / Arquitetura-> (13)
Espiritualismo (13)
Esporte (10)
Estudos Culturais (8)
Estudos em Jornalismo e Mídia (9)
Ficção Cientifíca (5)
Filosofia (9)
Florianópolis / Santa Catarina (61)
Futebol (8)
Geografia (23)
Gerenciamento (3)
História (139)
Humor (3)
Infantojuvenil (10)
Jornalismo (1)
Linguística (32)
Literatura (107)
Matemática (3)
Neurolinguística (1)
Nutrição (6)
Permacultura (1)
Poesia (58)
Política (47)
Psicologia (11)
Radiotividade (2)
Relações Internacionais (12)
Religiosidades (15)
Romance (36)
Saúde (23)
Segunda Guerra Mundial (6)
Segurança Pública (10)
Série Comunicação Audiovisual (2)
Série Construindo a Tradução (2)
Série Estudos Culturais (5)
Série Estudos de Língua de Sinais (3)
Série Jornalismo a Rigor (12)
Série Jornalismo e Sociedade (3)
Série Tecnologia Social (3)
Serviço Social (4)
Sociologia-> (37)
Teoria da Decisão (1)
Transporte (4)
Urbanismo (5)
VESTIBULAR-> (7)
Pesquisa rápida
 
Utilize palavras chave para pesquisar livros.
Pesquisa avançada
Compartilhar o livro