O mato do tigre e o campo do gato: José Fabrício das Neves e o Combate de Irani <font color="red"><RED>ESGOTADO </RED></font> <p>, Editora Insular

R$25,00

O mato do tigre e o campo do gato: José Fabrício das Neves e o Combate de Irani ESGOTADO


[23 X 27]

O mato do tigre e o campo do gato: José Fabrício das Neves e o Combate de Irani <font color=\"red\"><RED>ESGOTADO </RED></font> <p>
Autor: Celso Martins

CONSULTAR DISPONIBILIDADE

ISBN: 978-85-7474-366-0

Páginas: 128 il.

Peso: 400g

Ano: 2007

Novo olhar sobre o início do Contestado

Nas primeiras horas da manhã de 22 de outubro de 1912, pouco antes do início do combate de Irani, o monge José Maria chamou José Fabrício das Neves e disse que ia morrer no confronto, mas que ele Fabrício continuasse liderando os caboclos. E que permanecesse no mato, onde seria um tigre, pois se fosse para o campo se transformaria num gato.
A recomendação do monge está na origem ao título do livro do jornalista e historiador Celso Martins, fruto de seis meses de pesquisas e entrevistas pelas regiões de Concórdia e Irani, em Santa Catarina, e em municípios do Paraná como Palmas, Pinhão, Coronel Domingos Soares, Guarapuava e Coronel Vivida. “Mais do que resultado da invasão de um estado por outro, o combate no Banhado Grande de Irani revela a existência de uma organização dos caboclos e demais moradores locais para resistir a uma tentativa de expulsão das terras que ocupavam”, explica o autor.
A obra trabalha os perfis de lideranças pouco conhecidas do Contestado ou desconhecidas da historiografia catarinense. Além de José Fabrício, surgem homens como José Alves Perão, os Quitério, os Belchior, o coronel da Guarda Nacional Miguel Soares Fragoso e outros Fabrício das Neves: Miguel, Thomaz, Gabriel, Clementino (secretário do monge José Maria) e Fidêncio, entre outros. E mulheres das famílias Fabrício das Neves e Quitério, além de Joana Perão e Maria Borges.
Na segunda parte da obra o autor detalha a trajetória de José Fabrício até cegar à condição de “coronel”, exercendo na prática algumas funções do Estado, como o monopólio da violência, mantendo um grupo de homens armados na defesa da ordem. Era o delegado de polícia, o juiz e o carrasco dos criminosos e inimigos. Após realizar acordos com grandes empresas de colonização, envolver-se na política partidária e usufruir dos tentáculos do Estado que começam a chegar, acaba sendo vítima de uma emboscada, morto e degolado, em fins de janeiro de 1925.
Sua morte levou à expulsão de centenas de famílias de caboclos que ele abrigava em terras dos atuais municípios de Concórdia, Itá, Arabutã, Ipumirim e outros. Os descendentes de José Fabrício e alguns de seus parentes tiveram que se refugiar, o mesmo ocorrendo com os Perão e outros antigos combatentes do Irani.
Ao longo de 128 páginas de textos e cerca de 110 fotografias antigas e atuais, Celso Martins enriquece a historiografia e presta uma homenagem a antigos combatentes sociais, outrora apontados como “bandidos” e “criminosos”. O professor Paulo Pinheiro Machado, da UFSC, assina o prefácio (“trabalho de pesquisa que revela a garra, a astúcia e a visão do autor - virtudes do tigre no mato”). O professor Emerson Campos, da UDESC, orientador do autor em seu trabalho de conclusão do curso de graduação em História, assina a orelha.

Nascido em 23 de novembro de 1955 em Laguna-SC, Celso reside em Florianópolis desde os quatro anos de idade, com exceção do período entre 1980 e 1986, quando morou em Joinville-SC.
No Jornalismo desde 1976 e formado bacharel em História em meados de 2007, está lançando seu nono livro, entre os quais se destacam: Os Comunas – Álvaro Ventura e o PCB Catarinense (Florianópolis: Paralelo 27, 1995); Farol de Santa Marta – A Esquina do Atlântico (Florianópolis: Editora Garapuvu, 1997); Aninha virou Anita (Florianópolis: A Notícia, 1999) e Os quatro cantos do Sol – Operação Barriga Verde (Florianópolis: EdUFSC/Fundação Boiteux, 2006).
Comentários
Categorias
Administração (29)
Administração Universitária (11)
Agronomia (6)
América Latina (46)
Anarquismo (8)
Antropologia (13)
Automotivação (23)
Avaliação Universitária (16)
Biblioteconomia / Ciência da Informação (5)
Biografia (67)
Biologia (5)
Ciências Sociais-> (71)
Cinema (2)
Coleção Debate Social (2)
Coleção Jornalismo Audiovisual (5)
Coleção Jornalismo e Acontecimento (4)
Coleção Jung sai pra rua (2)
Coleção Linguística (5)
Coleção Pátria Grande (6)
Coleção Pedrinho (3)
Coleção Pensadores da Pátria Grande (4)
Coleção Segurança Pública (2)
Comunicação / Jornalismo (156)
Contestado (11)
Contos (26)
Crônica (26)
Cultura (6)
Desenvolvimento Regional (3)
Direito-> (58)
Ecologia / Meio Ambiente (32)
Economia (26)
Educação (94)
Enfermagem (3)
Engenharia / Arquitetura-> (13)
Espiritualismo (13)
Esporte (10)
Estudos Culturais (8)
Estudos em Jornalismo e Mídia (9)
Ficção Cientifíca (5)
Filosofia (9)
Florianópolis / Santa Catarina (61)
Futebol (8)
Geografia (23)
Gerenciamento (3)
História (139)
Humor (3)
Infantojuvenil (10)
Jornalismo (1)
Linguística (32)
Literatura (107)
Matemática (3)
Neurolinguística (1)
Nutrição (6)
Permacultura (1)
Poesia (58)
Política (47)
Psicologia (11)
Radiotividade (2)
Relações Internacionais (12)
Religiosidades (15)
Romance (36)
Saúde (23)
Segunda Guerra Mundial (6)
Segurança Pública (10)
Série Comunicação Audiovisual (2)
Série Construindo a Tradução (2)
Série Estudos Culturais (5)
Série Estudos de Língua de Sinais (3)
Série Jornalismo a Rigor (12)
Série Jornalismo e Sociedade (3)
Série Tecnologia Social (3)
Serviço Social (4)
Sociologia-> (37)
Teoria da Decisão (1)
Transporte (4)
Urbanismo (5)
VESTIBULAR-> (7)
Pesquisa rápida
 
Utilize palavras chave para pesquisar livros.
Pesquisa avançada
Compartilhar o livro